top of page

O que é um D.A.?

 

Um D.A. (ou Diretório Acadêmico) é a entidade legitimamente responsável por representar os interesses dos alunos no curso em questão, frente à instituição.

 

É o principal instrumento que os alunos possuem para serem ouvidos, participando das decisões da universidade e atendendo às principais demandas dos alunos.

 

Assim, o D.A. se posiciona para que, junto com a coordenação e o colegiado, um melhor ambiente acadêmico seja construído e melhorado.

Estrutura:
As Diretorias do DA

Pr

Presidência

 

Compete ao Presidente representar o DA CSAP;  cumprir e fazer cumprir o Estatuto e o Regimento Interno; convocar e presidir a Assembleia Geral; convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva; assinar, com o Diretor Financeiro, todos os cheques, ordens de pagamento e títulos que representem obrigações financeiras do DA CSAP; coordenar, gerenciar e supervisionar os trabalhos dos demais componentes da Diretoria Executiva; representar o DA CSAP em eventos e solenidades internas ou externas; representar, em conjunto com o Diretor de Movimento Estudantil, o DA CSAP junto a FENEAP; prezar pela parceria e garantir boa relação dos membros do Diretório Acadêmico com os da Associação Atlética Acadêmica FJP nos projetos que forem realizados em conjunto e/ou parceria.

VP

Vice Presidência

 

Compete ao Vice-Presidente substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos; assumir o mandato do Presidente, em caso de vacância, até o seu término; prestar, de modo geral, a sua colaboração ao Presidente e às Diretorias;

Co

Comunicação

 

Compete à diretoria de Comunicação manter os meios de comunicação do DA CSAP em funcionamento e atualizados; fazer a cobertura dos eventos promovidos pelo DA CSAP, divulgar as convocações de Assembleias ou Eleições, além das decisões tomadas pelas Diretorias.

 

PA

ME

Movimento Estudantil

 

Compete à diretoria de Movimento Estudantil manter contato e intercambio permanente de informações com a diretoria da FENEAP, outros Diretórios Acadêmicos e instituições representativas de estudantes, à UEE, UNE, entre outros; representar com o Presidente o DA CSAP em eventos estudantis, participando dos fóruns, representando os insteresses da Associação e repassando aos representados as referentes deliberações; manter contato com o colegiado, com o CEPE, e representar os estudantes em Conselhos.

 

Políticas Acadêmicas

 

Compete à diretoria de Políticas Acadêmicas a promoção e gerenciamento de eventos de caráter acadêmico, técino e científico do DA CSAP; auxiliar na construção de alternativas às demandas de cunho acadêmico encaminhadas pelos alunos; desenvolver atividades que fomentem a pesquisa, o ensino e a extensão; fomentar a discussão no CSAP  quanto ao conteúdo e formação dos alunos.

 

Cl

Cultura

 

Compete à diretoria de Cultura a realização de eventos de caráter cultural e social do DA CSAP e, com a ajuda de todas as Diretorias, encarregar-se dos contratos, orçamentos e divulgações necessárias para concretizar o evento.

 

Fi

Financeiro

 

Compete à diretoria Financeira arrecadar e contabilizar as constribuições dos associados, rendas, auxílios e donativos; pagar as contas autorizadas pelo Presidente; apresentar relatórios de receita e despesas, além do relatório financeiro quando solicitado e nas Assembleias; assinar junto ao Presidente os cheques, ordens de pagamentos e títulos que representem obrigações financeiras da Associação, além de regularizar anualmente as obrigações  junto à Receita Federal, Estadual e Municipal.

 

Ad

Administrativo

 

Compete à diretoria Administrativa secretariar as reuniões da Diretoria e Assembleia Geral e redigir as atas; providenciar o registro em cartório de atas, regimentos, termos de posse e quaisquer outros documentos relativos ao DA CSAP que careçam de registro; arquivar todos os documentos que dizem respeito à administração DA CSAP; gerenciar e manter atualizado o cadastro dos associados do DA CSAP; organizar as rotinas administrativas necessárias ao funcionamento do DA CSAP.

Coor

Coordenadoria de inclusão e Combate à opressão

 

​

​

 

Compete à Coordenadoria de Inclusão e Combate à Opressão realizar ações de divulgação do concurso público vestibular em escolas públicas e no interior de Minas Gerais; promover o conhecimento e a reflexão sobre minorias sociais; combater opressões dentro da comunidade escolar e promover um espaço universitário sem racismo, machismo e LGBTfobia. 

bottom of page