top of page

Criada em 1969, a Fundação João Pinheiro é uma instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Fonte de conhecimento e informações para o desenvolvimento do estado e do país, tem como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais.

 

Suas atividades abrangem estudos básicos para conhecimento da realidade econômica e social do estado e suas regiões; planejamento regional, municipal e metropolitano; elaboração de projetos e estratégias de desenvolvimento setorial e regional; proposição, análise e avaliação de políticas públicas; apoio ao desenvolvimento organizacional e institucional público e privado; pesquisas e projetos relacionados à preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural e atividades de extensão e apoio ao desenvolvimento dos municípios.

 

A Fundação João Pinheiro tem como missão produzir e compartilhar conhecimentos e estatísticas, formar continuamente gestores e induzir políticas públicas para a construção de uma sociedade mais justa. 

Link para o site da Fundação:

O Curso de Administração Pública (CSAP) destina-se à formação de servidores preparados para atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial e na formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas, constituindo-se um instrumento fundamental para a modernização do Serviço Público.

 

Além disso, apresenta um caráter peculiar, na medida em que articula o Concurso Público Vestibular com o ingresso dos formandos em uma Carreira de Estado, a de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), do Poder Executivo do Governo do Estado de Minas Gerais, apresentando a dupla natureza de um concurso público e um curso superior de administração pública.

 

Dessa forma, se cumpridos todos os requisitos previstos na Lei nº. 18.974/2010, que regulamenta a carreira de EPPGG, no Regimento Interno da Escola de Governo e nos Regulamentos do curso, o egresso será nomeado para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental nível I, grau A, possuindo atribuições como a formulação, a supervisão e a avaliação de políticas públicas e o exercício de atividades relacionadas à gestão pública. 

Link para o site da Escola de Governo:
bottom of page